terça-feira, 15 de agosto de 2017

A primeira escrita européia: Os Tabletes de Tartária de 7.500 anos de idade


Um dos tabletes da  Tartária







Vários estilos de figuras zoomorfas e antropomórficas são características da cultura, assim como os símbolos Vinca, que alguns  estudiosos supõem  serem uma forma precoce de proto-escrita.

Os tabletes  da Tartária referem-se a um grupo de três tabletes, descobertos em 1961 pela arqueóloga Nicolae Vlassa em um sítio neolítico na aldeia da Tartária (cerca de 30 km de Alba Iulia), na Romênia. Dois dos tabletes são retangulares e o terceiro é redondo. Todos são pequenos, o diâmetro sendo de apenas 6 cm (2½ polegadas), e dois outros: um redondo e um retangular - e têm furos perfurados através de sua massa. Todos as três possuem símbolos inscritos apenas em um lado.

Os tabletes, datados de cerca de 5.300 a.C., possuem símbolos entalhados - os símbolos Vinca - e têm sido objeto de considerável controvérsia entre os arqueólogos, alguns dos quais afirmam que os símbolos representam a mais antiga forma conhecida de escrita do mundo. 

A subseqüente datação  de radiocarbono dos achados da  Tartária mostrou a data dos tabletes (e, portanto, de toda a cultura Vinca) muito mais anterior, já em 5.500 a.C. , portanto do período da fase Eridu inicial da civilização suméria na Mesopotâmia. 

Esta descoberta inverteu o nosso conceito de origem da escrita, e agora acredita-se que os sumérios herdaram uma tradição vinca de escrituras "mágicas" ou "significativas", provavelmente após o colapso da pátria Vinca  3.500 a.C.

Motivos e talhos similares foram encontrados em potes escavados na Gradeshnitsa na Bulgária, Vinca na Sérvia e em vários outros locais no sul dos Balcãs.

Cientistas alemães afirmam que os tabletes antigos encontrados no sul da Bulgária estão escritos na mais antiga escrita européia.  Os tabletes, descobertos perto da cidade do sul de Kardzhali, têm cerca de 7.000 anos e possuem a antiga escrita da civilização cretense (Minoana), isto segundo os cientistas da Universidade de Heidelberg, que examinaram os achados.

Esta escrita é cretense, também conhecida como escrita Linear A, que remonta ao século  XV-XIV a.C. 
A descoberta prova a teoria dos arqueólogos búlgaros que a escrita dos achados é uma das mais antigas conhecida pela humanidade, anunciou o arqueólogo Nikolay Ovcharov nesta quarta-feira (09/08/2017). 

Nikolav Ovcharov, que está dirigindo a expedição arqueológica no antigo complexo de Perperikon, perto de Kardzhali, chamou a descoberta de "revolucionária". Ele lança uma luz completamente diferente sobre a história da Bulgária, disse ele em uma entrevista para a Televisão Nacional.

Para o leitor ter uma idéia da escala de tempo, estes tabletes são mais antigos que Moisés, judaísmo, civilização maia e hinduísmo. O hinduísmo desenvolveu-se a partir da religião que os arianos   trouxeram com eles para a Índia  em aproximadamente 1500 aC.  Suas crenças e práticas são baseadas nos Vedas, uma coleção de hinos (pensado para se referir a eventos históricos reais) que os estudiosos arianos completaram em cerca de 800 aC.  A história sobre o hinduísmo, Vedas e arianos será escrita em uma publicação futura!


---------------------------------------------




Vídeo abaixo com tradução automatizada. Escolha o idioma no símbolo de Configurações localizado no lado inferior direito do vídeo







Nenhum comentário:

Postar um comentário